Abdominoplastia

 

Abdominoplastia, dermolipectomia abdominal ou remodelamento do abdome é a cirurgia da parede abdominal.

Abdominoplastia visa à correção funcional e estética da parede do abdome. Dependendo do caso pode ser necessária a correção de elementos profundo, musculares ou da superfície, retirando-se excessos de gordura.

Não é uma cirurgia para emagrecer, mas sim, para o remodelamento do abdome e retirada do excesso de pele.

 

Casos Mais Frequentes de Abdominoplastia

Uma das indicações mais comuns para a cirurgia de abdominoplastia é o caso de mulheres que já tiveram uma ou mais gestações e geraram alterações na parede abdominal. No caso da gestação, o desenvolvimento do feto de forma volumosa no interior da cavidade do útero causa um aumento significativo em toda cavidade, fazendo com que a musculatura e pele possam sofrer alterações.

Outro caso comum é resultado da flacidez dessa região em pessoas que passaram por regimes severos e grande perda ponderal, ou ainda, pacientes que se submeteram à cirurgia de redução de estômago (gastroplastia).

 

Como é Feita a Abdominoplastia

Em nossa experiência, geralmente é utilizada a anestesia peridural associada à sedação, e em alguns casos, também a anestesia geral. O período de internação costuma ser de 24 horas.

A incisão é feita com o mesmo posicionamento de uma incisão cesariana, porém mais longa. É feito então um descolamento amplo em toda parede anterior e lateral do abdome. Com este campo preparado, a parede muscular pode ser examinada de forma exata e as alterações corrigidas minuciosamente. Assim que as correções forem feitas, segue o fechamento da parede.

No pós-operatório, o paciente costuma ficar com dreno abdominal por alguns dias, o qual será retirado de acordo com a orientação médica.

Esforços físicos devem ser evitados e é importante manter-se em uma postura curvada por cerca de 15 a 30 dias para evitar tensão na cicatriz.

Deve-se usar uma cinta modeladora por um período determinado pelo médico.

A cicatriz costuma ficar avermelhada durante alguns meses, e tende a clarear entre seis meses a dois anos.