Lipoaspiração e lipoescultura

 

O que é Lipoaspiração e Lipoescultura

 

A gordura do organismo está depositada nas células gordurosas (adiposas), as quais tem a capacidade de aumentar ou diminuir de volume de acordo com a quantidade de gordura armazenada no seu interior.

 

Várias partes do corpo servem de acúmulo para estas células. A maior parte dessas células deposita-se no subcutâneo (região abaixo da pele), porém outras regiões como o interior da cavidade abdominal também servem de depósito para elas.

 

O grau de adiposidade de uma pessoa depende principalmente de dois fatores:

 

  • Genético: algumas famílias possuem predisposição a engordarem mais.
  • Alimentação: um mau hábito alimentar pode desencadear a obesidade de acordo com o acúmulo maior ou menor de gordura.

 

No final da década de 70, um médico francês chamado Dr. Illouz,  relatou um método de retirada de gordura localizada através de uma cânula; ali nasceu o procedimento denominado lipoaspiração.

 

A Lipoaspiração é atualmente a cirurgia estética mais realizada no mundo e NÃO é um tratamento para a obesidade. Serve sim para retirar acúmulos de gordura localizada em determinadas regiões do organismo.

 

A Lipoaspiração é perfeitamente indicada para pessoas de ambos os sexos. É consenso, na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que o volume total de gordura a ser retirado por sessão, não ultrapasse a 5 a 7% do peso corporal. Seu cirurgião deverá lhe esclarecer detalhadamente sobre o volume ideal para o seu caso.

 

Quando falamos em Lipoescultura, trata-se de utilizar a gordura retirada na lipoaspiração para preenchimentos de defeitos (nos buracos formados pela celulite, por exemplo) ou aumento das formas do paciente, ou seja, uma verdadeira escultura do corpo. Parte dessa gordura poderá se reabsorver.

 

É impossível se prever o percentual de permanência dessa gordura; entretanto, são dedicados cuidados especiais no tratamento dessa gordura, a fim de propiciar maior possibilidade de sucesso.

 

Tanto para a Lipoaspiração quanto para Lipoescultura, os casos mais indicados são para homens e mulheres saudáveis em boa forma física, que já corrigiram o excesso de peso, tem bons hábitos alimentares e praticam exercícios físicos. Não é indicado para tratamento de excesso de peso.

 

Lipoaspiração é um tratamento para melhorar a silhueta corporal e não tratamento de excesso de peso. A Lipoaspiração / Lipoescultura ajuda a recuperar a forma, e quanto menor a quantidade de gordura a ser retirada, melhores serão os resultados.

 

Como é feita a Lipoaspiração/Lipoescultura

 

A Lipoaspiração consiste em posicionar uma cânula metálica no subcutâneo. A cânula recebe uma pressão negativa, uma sucção, e enquanto o cirurgião realiza movimentos, que liquefazem a gordura, a sucção a retira do corpo. Este princípio simples é a base de uma revolução na cirurgia estética.

 

À medida que a cânula é movimentada no interior da zona de acúmulo de gordura, esta é absorvida para dentro da cânula e retirada do subcutâneo. Desta maneira, com esta cirurgia existe a possibilidade de retirar maior ou menor quantidade de gordura do interior das zonas de depósito exagerado.

 

É bom lembrar que a Lipoaspiração não resolve problemas de estrias, flacidez de pele ou de cicatrizes.

 

As regiões tratadas geralmente ficam com hematomas, e recomenda-se a utilização de cintas modeladoras com o intuito de se diminuir o sangramento e o inchaço pós-operatório. Indicam-se sessões de drenagem linfática associada ou não a outros tratamentos estéticos.

 

O resultado também depende de alguns fatores, que incluem a qualidade da pele do local a ser aspirado, quantidade de gordura, idade do paciente, sexo, cor, gestação prévia, região do corpo, peso do paciente.

 

Riscos da Lipoaspiração

 

Como qualquer procedimento, a lipoaspiração / lipoescultura também possui riscos. Para diminuir estes riscos, a orientação do cirurgião deve ser seguida rigorosamente antes e depois do procedimento.

 

A consulta médica inicial é o momento mais importante a minimizar riscos e determinar o sucesso em qualquer procedimento cirúrgico.