Prótese de Panturrilha

 

A Prótese de Panturrilha é indicada para pacientes que acham que sua panturrilha ou batata da perna é muito fina, ou seja, por motivos estéticos, pois ao aumentar o volume dessa região o contorno das pernas torna-se mais harmônico em relaçao às coxas. Mas a prótese pode ser uma recomendação médica no caso de sequelas por paralisia, fraturas ou anomalia genética.

 

A projeção produzida pela Prótese de Panturrilha é mais posterior do que lateral, ou seja, a "batata da perna" terá seu volume aumentado principalmente atrás da tíbia (canela), sendo mais visível de trás do que pela frente.

 

Como é colocada a Prótese na Panturrilha

 

A cirurgia é realizada sob anestesia peridural ou raqui com sedação, podendo ser também anestesia geral e é uma cirurgia de duração média de uma a duas horas.

 

A incisão é feita na dobra posterior do joelho, abre-se a fáscia muscular (capa que cobre o músculo), e a prótese é colocada entre a fáscia e o músculo.

 

No pós-operatório é comum o paciente sentir dores nas primeiras 48h, que são controladas com anti-inflamatórios e analgésicos.

Uma meia elástica compressiva até o joelho deverá ser usadas nas duas primeiras semanas. Deve-se evitar andar muito e subir escadas, e no caso das mulheres, não utilizar calçados de salto alto, para que não haja deslocamento da prótese ou abertura dos pontos.

O resultado final da prótese de panturrilha poderá ser visto após seis meses da cirurgia, mas a cicatriz fica bem visível num período de 2 anos.